Joyale Ótica e Joalheria

O óculos e sua importância para a saúde dos olhos

Muito mais do que um simples acessório, um bom óculos é essencial para proteger os seus olhos de doenças sérias.

O óculos e sua importância para a saúde dos olhos

O óculos e sua importância para a saúde dos olhos

          Segundo a revista Food Ingredients Brasil, em 2009, foram registrados mundialmente 314 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e 45 milhões de pessoas cegas. A pergunta a ser feita é: quantos desses casos poderiam ser evitados sendo feito o uso de um bom óculos?
           A função de um óculos de sol, vai muito além de apensar ser bonito e deixar a pessoa estilosa. Os óculos de sol devem proteger os olhos de quem os usam dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, e lentes de qualidade são fundamentais para a saúde dos olhos. Encontram-se hoje em dia, óculos de sol muito baratos, muitas vezes falsificações ou imitações de óculos de marcas famosas, comumente vendidos em camelôs ou beiras de praia, no entanto, estes óculos não são adequados para o uso, pois não possuem a devida proteção necessária para garantir a segurança dos olhos das pessoas. Por isso, o consumidor deve se atentar na hora de escolher um bom óculos de sol para evitar doenças e não cair na tentação do mais barato.

Como os óculos de baixa qualidade podem danificar os olhos? que tipo de doenças posso contrair?

          Nossos olhos são programados para dilatar a pupila em ambientes escuros e contrair em ambientes claros. Sendo assim, ao usar óculos escuros, os olhos reconhecem uma ambientação de baixa luminosidade e dilatam-se, no entanto, um óculos de sol de qualidade filtra os raios UV e não permitem que estes danifiquem os olhos. Caso uma pessoa opte por usar um óculos de baixa qualidade, sem proteção UV, os olhos dela estarão dilatados e muito mais vulneráveis a estes raios do que se  não estivesse usando óculos algum. Dentre as doenças causadas por exposição UV estão: Catarata, pterígio, síndrome do olho seco, degeneração da retina.
          Portanto, recomenda-se cuidado extra, na hora da compra do seu óculos de sol, e ter como prioridade antes de mais nada, a saúde dos olhos.


Veja mais